top of page
  • AP Refrigeracao

O que é PMOC

Plano de Operação, Manutenção e Controle


Essa regulamentação foi registrada pela primeira vez em 1998, através da Portaria GM/MS nº 3.523/98. Por causa dela, tornou-se obrigatória a manutenção e a limpeza em equipamentos que mantinham a climatização de ambientes públicos.


Com a Lei Federal 13.589 de 2018, todos os edifícios de uso público, que sejam climatizados artificialmente devem ter o PMOC e caso não seja cumprido os Órgãos de Vigilância Sanitária aplicarão penalidade através de multa.


Porque essa lei foi criada?

Por causa da preocupação mundial com a qualidade de vida das pessoas que frequentam espaços climatizados e a

constatação da Síndrome dos Edifícios Doentes.


Mas o que é o PMOC?

É um conjunto de documentos, impressos ou digitais, onde constam todos os dados da edificação, normas sobre os processos de limpeza, conservação e manutenção de sistemas de climatização, atestado pelo responsável técnico legalmente habilitado, comprovando sua execução.


Além de todos os ganhos de eficiência energética e redução de custos de um contrato de Manutenção Preventiva, a AP REFRIGERAÇÃO emite os documentos PMOC, que geram as seguintes vantagens:


  • Comprovação Jurídica para acionamento das seguradoras em caso de sinistro.

  • Comprovação jurídica de que todos os procedimentos para segurança biológica foram providenciados pelo proprietário do ambiente. (Contaminação em massa).

  • Garantir um ambiente climatizado e seguro.


Como é feito o processo de PMOC?

Em primeiro lugar a execução não deve trazer riscos à saúde do técnico ou dos usuários do ambiente climatizado. O processo é dividido em duas etapas:


Química:

É coletado amostras no local e analisadas em laboratório, assim é possível verificar se dados estão dentro dos padrões da Anvisa.


Mecânica:

Manutenção periódica, com o cadastro detalhado e análise de cada equipamento garantindo que as normas sejam cumpridas.

bottom of page